Crematório


Cremação: Tire suas dúvidas

O que é cremação?
Cremação é um processo que transforma um corpo em restos cremados de forma rápida, apressando o que a natureza costuma fazer em vários anos. É realizada através de um equipamento de alta tecnologia, importado dos Estados Unidos e projetado exclusivamente para este fim.

O ataúde é necessário para proceder a cremação?
Sim, há necessidade de ataúde (caixão), inclusive para maior segurança e higiene no transporte do corpo.

A cremação pode ser feita logo após o falecimento?
Não. A lei exige uma espera mínima de 24 horas para a cremação, o que possibilita a realização de todas as pompas fúnebres tradicionais.

O que resta da cremação e quanto tempo ela dura?
Após a cremação, restam somente fragmentos de ossos calcinados. O ataúde é integralmente consumido pelo calor. A duração da cremação é em média de 3 horas.

Qual o procedimento após a cremação?
Após a cremação, os restos cremados são colocados em urna padrão, ou outra que pode ser escolhida previamente pela família dentre várias opções. existem lugares específicos para guardarem estas urnas, como o Columbário - sala com nichos especiais em madeira e visor de vidro, ou nichos de parede com acabamento em granito no próprio Crematório Metropolitano, os restos podem ser levados para casa ou ainda, espalhados em locais específicos, ficando a decisão a critério da família.

Como se deve proceder, em vida, para que ocorra a cremação?
A providência que possibilita a garantia da manifestação de vontade é a aquisição antecipada de um dos diferentes planos de cremação previdente caso isto não seja feito, é importante comunicar seus familiares e pessoas de sua relação sobre a intenção de ser cremado. Neste caso, os familiares mais próximos poderão autorizar a cremação.